top of page

Acidentes com águas-vivas no Brasil: um problema em ascensão?

Atualizado: 6 de nov. de 2020


Autores: Thomas Antonétti Karloh, Renato Nagata, Raphaela A. Duarte Silveira, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró

água-viva em tom azulado bioluminescente em um fundo preto.

Chrysaora lactea, uma das principais espécies causadoras de acidentes na costa brasileira. Fonte: Marcelo Visentini Kitahara/Banco de imagens Cifonauta (CC BY-NC-SA 3.0).



OCORRÊNCIA DE ÁGUAS-VIVAS NA COSTA E SUAS PRINCIPAIS CONSEQUÊNCIAS


Águas-vivas são familiares às populações litorâneas, que geralmente carregam uma visão negativa sobre esses animais, devido aos acidentes e prejuízos à pesca, que se intensificam quando esses organismos atingem grandes densidades no mar. São conhecidas cerca de 1500 espécies, das quais a grande maioria mede menos de 2 centímetros, porém algumas espécies podem medir mais de 2 metros de diâmetro e ter tentáculos de até 40 metros, que poderiam envolver um ônibus.


Embora a presença desses animais seja, de certa forma, esperada e usual, ao longo dos últimos anos um aparente aumento no número de acidentes com banhistas tem chamado a atenção de autoridades e da sociedade. Somente no mês de janeiro de 2017, ocorreu um surto de acidentes em Santa Catarina, com mais de 6600 casos registrados. Durante o verão de 2018-2019, foram registrados cerca de 50 mil atendimentos a banhistas, feitos pelo corpo de bombeiros do litoral do Rio Grande do Sul. Informações sobre a biologia geral desses animais ainda são escassas e pouco difundidas, e são essenciais para se compreender o contexto desses surtos de acidentes.



PRINCIPAIS ESPÉCIES OCORRENTES NA COSTA BRASILEIRA


Olindias sambaquiensis: Esse hidrozoário é conhecido por pescadores de algumas regiões como "água-viva reloginho". Pode atingir até 10 cm de diâmetro e é o principal responsável por acidentes nas praias do extremo sul do país. Possui inúmeros tentáculos finos, de coloração amarelada, alaranjada ou púrpura. Intoxicações provocadas por essa medusa geralmente causam lesões na pele de formato arredondado e com pequenas linhas na região do contato. Na maioria dos casos não são observadas outras reações sistêmicas como vômitos, desmaios, convulsões, ou problemas respiratórios.



Água-viva com sino transparente e tentáculos finos com aspecto alaranjado.Um exemplar encalhado na praia (imagem A),um exemplar fotografado em laboratório (Imagem B) e uma fotografia de uma lesão arredondada com pequenas linhas na região do antebraço direito de um salva-vidas,efeito característico do contato com a espécie (Imagem C)

Exemplares de Olindias sambaquiensis (A, B) e uma lesão típica do contato com a espécie (C). Fontes: Melisa Hecht/Vida animal em Claromeco (A); Marcelo Visentini Kitahara/Banco de imagens Cifonauta/USP (B)(CC BY-NC-SA 3.0); 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tramandaí (C).



Chrysaora lactea: Cifozoário comum ao longo de toda a costa brasileira, provocou cerca de 20 mil acidentes na costa do Paraná, no verão de 2011-2012. A maioria consistiu em lesões de formatos variados (ovóides, irregulares e alongados) que desapareceram após algumas horas. Porém, cerca de 600 pacientes procuraram serviços de emergência, apresentando reações alérgicas e efeitos sistêmicos.


Água-viva com o sino branco,braços orais em tons de bege partindo do centro do sino e tentáculos finos partindo da margem.Exemplar fotografado em laboratório (imagem A) e um exemplar,com tons de castanho, encalhado na praia (imagem B)

Exemplares de Chrysaora lactea. Mesmo encalhada, é possível ser identificada. Fontes: Otto M. P. Oliveira/ Banco de imagens Cifonauta/USP (A)(CC BY-NC-SA 3.0); Daniel Castellano/Gazeta do Povo (B).



Lychnorhiza lucerna: Essa espécie de cifozoário é uma das maiores e mais abundantes da costa brasileira, porém é inofensiva para humanos. Essa água-viva não possui tentáculos na sua margem e possui estruturas de formato cônico inseridas no centro de sua umbrela, chamadas de braços orais. Quando ocorre em grandes densidades, atrapalha atividades pesqueiras ao entupir redes de pesca. Devido a sua abundância e ao seu tamanho relativamente grande, destaca-se pela importância ecológica, ao servir de alimento para parasitas, algumas espécies de peixes e outros vertebrados marinhos, assim como abrigar organismos menores que utilizam suas estruturas corporais como refúgio.


A imagem mostra exemplares de coloração clara e amarelada,em um fundo preto (Figuras B e C),observa-se também a ausencia de tentáculos partindo da margem do sino,os mesmos partem do centro junto aos braços orais.As imagens A e D,mostram os eventuais prejuízos da espécie na atividade pesqueira,sendo a primeira, um pescador segurando dois exemplares que ficaram presos em uma rede de pesca e a segunda mostra o aglomerado de águas-vivas na rede.

Exemplares de Lychnorhiza lucerna (B,C) e seus eventuais prejuízos à atividade pesqueira (A,D). Fonte: Renato Nagata/Acervo Pessoal(A); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (B)(CC BY-NC-SA 3.0); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (C)(CC BY-NC-SA 3.0); Renato Nagata/Acervo de Pessoal (D).



Tamoya haplonema e Chiropsalmus quadrumanus: São cubozoários encontrados ao longo de toda a costa brasileira que, junto com as caravelas, provocam os acidentes com efeitos mais graves. Essas espécies já causaram surtos de acidentes no litoral de São Paulo, porém são organismos mais raros em nossas praias.



Fotografias em laboratório das duas espécies de cubozoa da costa brasileira, nas quais se observa o sino em formato mais retangular e transparente, com tentáculos partindo de quatro extensões do sino localizadas na margem. Tamoya haplonema apresenta um formato cilindrico,coloração azulada e tentáculos mais espessos e dourados (Imagens A e C) enquanto Chiropsalmus quadrumanus apresenta um formato mais cubico,coloração branca e tentáculos finos e brancos (imagens B e D).

Exemplares de Tamoya haplonema e Chiropsalmus quadrumanus, em laboratório.Fontes: Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (A) (CC BY-NC-SA 3.0); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (B) (CC BY-NC-SA 3.0); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (C) (CC BY-NC-SA 3.0); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (D) (CC BY-NC-SA 3.0).



Physalia physalis: A "caravela portuguesa" difere das águas-vivas por ser uma colônia, com diversos indivíduos interligados. Possuem uma coloração roxo-azulada na região do flutuador, que é semelhante a uma bexiga. Seus tentáculos podem alcançar até 32 metros de comprimento e ter uma concentração de até 80 mil nematocistos por metro. Essa espécie ocorre no sul do Brasil, principalmente no verão, quando predominam os ventos de NE, que transportam o animal de regiões de mar-aberto para a costa. Isso coincide com o aumento do número de banhistas e pode aumentar o risco de acidentes, que podem causar sérias lesões cutâneas e gerar complicações sistêmicas, como parada respiratória, desmaios e convulsões, resultando em mortes ou aumentando o perigo de afogamentos.


Observa-se quatro imagens da colônia Physalia physalis. A colônia inteira,observando, em tom azulado,os organismos em forma de bexiga e de tentáculos,em laboratório ,sobre um fundo cinza (Imagem A),a colônia encalhada na praia (Imagem B),uma fotografia,sobre um fundo branco, dando ênfase ao organismo em forma de bexiga,transparente e com um tom azulado (imagem D),a imagem C consiste em uma fotografia dos organismos que assumem a forma de tentáculos da colonia,com um tom mais rosado,sobre um fundo preto. e sendo possível observar os cnidócitos.

Exemplares de Physalia physalis, em laboratório (A e D) e encalhado na praia (B) e diferentes organismos que constituem a colônia (C). Fontes: Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (A) (CC BY-NC-SA 3.0); 9º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Tramandaí (B) (CC BY-NC-SA 3.0); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (C) (CC BY-NC-SA 3.0); Alvaro E. Migotto/Banco de imagens Cifonauta/USP (D) (CC BY-NC-SA 3.0).



A IMPORTÂNCIA DE SE CONHECER


Entender como os fatores ambientais podem levar a possíveis aumentos das populações de águas-vivas é fundamental para uma compreensão da dinâmica das regiões costeiras e os possíveis períodos críticos em relação à presença de cada espécie. Fatores como maior temperatura da água e disponibilidade de alimento podem aumentar a atividade reprodutiva. Quando esses fatores coincidem com o aumento de banhistas nas praias, pode haver mais acidentes, como ao longo dos últimos anos.


Esse tema tem movimentando pesquisadores ao redor do mundo, devido a crescentes evidências de que populações de águas-vivas podem se proliferar com a degradação dos oceanos, por fatores como a poluição, a pesca predatória e a intensificação do efeito estufa. Porém, ainda não existe um consenso entre a comunidade científica sobre se as populações de águas-vivas estão aumentando globalmente.


No Brasil, uma vez que os programas de monitoramento de águas-vivas são escassos e ainda recentes, torna-se difícil concluir se essas populações estão aumentando, assim como os respectivos acidentes. Pesquisadores têm investigado detalhes da biologia reprodutiva dessas espécies e de sua dinâmica populacional, para compreender quais fatores influenciam essas proliferações e, com isso, traçar projeções e estratégias para se minimizar os prejuízos gerados por esses organismos.



Escute este artigo também pelo nosso Podcast. Clique aqui!



Bibliografia


Condon R.H. et al. 2012. Questioning the Rise of Gelatinous Zooplankton in the World’s Oceans. BioScience, 62 (2): 160-169.


Haddad et al, 2017. Lesões por águas-vivas – Recomendação Sobrasa. SOBRASA.Disponível em < http://www.sobrasa.org/lesoes-por-aguas-vivas-recomendacao-sobrasa/> Acesso em 21/02/2019.


Hays G.C et al.2018. A Paradigm Shift in the Trophic Importance of Jellyfish?. Trends in Ecology and Evolution, 2433, 1-11.


Marques et al.2014. Jellyfish (Chrysaora lactea, Cnidaria, Semaeostomeae) aggregations in southern Brazil and consequences of stings in humans. Latin American Journal of Aquatic Research, 42(5): 1194-1199.


Morandini A.C 2015. Águas-vivas no Brasil: o que sabemos e para onde vamos?. 5° Congresso Brasileiro de Biologia Marinha-Programação, resumo das palestras, apresentrações e paineis intitucionais, (1). 76-82.


Nagata et al.2009. The nuisance of medusae (Cnidaria, Medusozoa) to shrimp trawls in central part of southern Brazilian Bight, from the perspective of artisanal fishermen. Panjamas Pan-american journal of aquatics sciences, 4(3): 312-325.


O GLOBO.COM. Perguntas e respostas sobre como tratar ferimento por águas-vivas.O globo-03/01/2018 .Dísponível em <https://oglobo.globo.com/rio/perguntas-respostas-sobre-como-tratar-ferimento-por-aguas-vivas-22250487> Acesso em 17/02/2019.


Resgalla C.J. et al. 2011 . Report of an outbreak of stings caused by Olindias sambaquiensis MULLER, 1861 (CNIDARIA: HYDROZOA) in southern Brazil. Brazilian Journal of Oceanography, 59(4):391-396.



1.612 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte!

Contribua com o Projeto Bióicos para a continuidade de nossas produções voluntárias, como: Revista, Poscast, Youtube e Instagram

Participe da vaquinha virtual via PIX

Chave Pix CNPJ: 29.093.477/0001-40
Responsável: prof. Dr. Douglas F. Peiró

Assine a lista e receba as novidades!

Obrigado pelo envio! Verifique seu e-mail e marque-nos como contato seguro!

bottom of page