top of page

Cavalos-marinhos: por que os machos engravidam?

Atualizado: 1 de jul. de 2021

Autores: Aline Pereira Costa, Raphaela A. Duarte Silveira, Thais R. Semprebom e Douglas F. Peiró



Esta é a fotografia de um macho de cavalo-marinho grávido. O animal tem o corpo vertical, na cabeça observa-se seu focinho mais alongado, o corpo apresenta uma barriguinha saliente devido a gravidez e sua cauda é um pouco alongada e flexível, o que permite se fixar em galhos. Na foto o animal esta preso pela cauda em um tipo de galho de estrutura cilíndrica e coloração marrom. Atrás do cavalo-marinho existe algo na coloração verde que parece ser algum tipo de “planta.”

Macho de Hippocampus sp. grávido. Fonte: Owen Evans/Flickr (CC BY-SA 2.0)



É estranho ouvirmos que um macho pode gestar e dar à luz a sua cria, mas no reino animal isso é possível de ocorrer. Os cavalos-marinhos são um dos raros animais capazes dessa inversão de papéis, onde os machos recebem os ovos, fertilizam, gestam e ao fim dão à luz os filhotes. Mas a grande questão é o porquê e como esses machos adquiriram este papel que, normalmente, acontece com as fêmeas?


Sabemos que, apesar do nome cavalo-marinho, esses animais são peixes ósseos pertencentes à família Syngnathidae e ao gênero Hippocampus. Possuem o formato anatômico do corpo bem diferente daqueles peixes que geralmente conhecemos, podendo ser encontrados em águas litorâneas e regiões estuarinas.



REPRODUÇÃO DOS CAVALOS-MARINHOS


Estes peixes não chamam a atenção apenas por sua forma corporal, mas também por sua forma de reprodução. Ela começa com um envolvente ritual de acasalamento e finaliza com a gravidez dos machos. Ao se encontrarem, machos e fêmeas iniciam um tipo de dança de acasalamento, onde travam suas caudas até conseguirem alinhar seus corpos. Neste momento é que a fêmea deposita seus ovos na bolsa do macho. Com os ovos implantados em sua bolsa abdominal, os machos liberam espermatozoides que os fecundam. A partir da fecundação, eles desenvolvem até estarem prontos para nascerem. A bolsa dos machos é um órgão complexo, com várias características para o desenvolvimento do embrião, atuando na regulação da temperatura, do fluxo sanguíneo e da salinidade da água, garantindo assim que os filhotes estejam preparados para a vida no oceano.



POR QUE A TROCA DE PAPÉIS?


Mas o que sempre intrigou os pesquisadores era o porquê dos machos exercerem uma função que é natural nas fêmeas. Para os pesquisadores, a gravidez nos machos seria uma forma de produzirem mais filhotes viáveis uma vez que tem um cuidado parental durante todo o desenvolvimento embrionário. Assim, também, a fêmea pode produzir rapidamente mais ovos. Além disso, o compartilhamento de carga seria outra explicação, uma vez que gerar filhotes requer energia. As fêmeas utilizam da sua energia para nutrir os ovos produzidos, assim o pai ficaria responsável por proporcionar um ambiente seguro e controlado ao desenvolvimento do embrião. E, finalmente, a garantia da paternidade, pois ao carregar seus próprios filhotes é a garantia de transmissão da carga genética.


Entretanto, a partir de estudos genéticos, os pesquisadores chegaram à resposta de que os machos de cavalos-marinhos engravidam por questões evolutivas. De acordo com as pesquisas, a gravidez masculina é resultado de várias mutações genéticas independentes, em que as características foram transmitidas através de gerações. Como exemplo, em um estudo genético com Hippocampus comes (cavalo-marinho-cauda-de-tigre), foi identificado um gene específico associado à eclosão dos embriões. Para os pesquisadores, durante a evolução dos cavalos-marinhos, uma provável duplicação desses genes pode ter ocorrido, o que teria dado origem à gravidez nos machos.



Esta é a foto de um cavalo-marinho amarelo, seu corpo é vertical, a cabeça tem focinho um pouco alongado, o seu corpo é pouco maior com relação a cabeça e a cauda. E sua cauda é fina e alongada. A cauda está presa a um tipo de estruturas finas, longas e verdes. Ao fundo pode observar o substrato com coloração mais escura.

Hippocampus comes, cavalo-marinho-cauda-de-tigre. Fonte: MartinThoma/WikimediaCommons (CC0).



Outro grupo de pesquisadores estudou os genes presentes na bolsa de machos da espécie Hippocampus abdominalis e identificou mais de 3 mil genes diferentes envolvidos no processo de gravidez. Eles descreveram genes que permitem que os machos forneçam nutrientes para os embriões em desenvolvimento, função até então realizada apenas pelas fêmeas durante a produção dos ovos. Esses nutrientes são ricos em gorduras e cálcio, o que permite ao embrião construir seus esqueletos e anéis corporais ósseos.



Ao fundo da foto a coloração é um tom mais escuro (azul), o destaque da foto é o casal de cavalo marinho. O macho de coloração um pouco mais escura esta verticalmente alinhado à fêmea. Seu corpo vertical possui manchas distribuídas pelo corpo, sendo que sua barriga é uma coloração clara e sem essas manchas. Seu focinho alongado esta pareado ao focinho da fêmea e sua barriga possui uma abertura onde a fêmea depositará seus ovos. A fêmea por sua vez está um pouco acima do macho, como forma de encaixar sobre a barriga dele. O corpo da fêmea também é alongado com menos manchas escuras que o macho e essas manchas da fêmea é mais clara se comparada a do macho. Sua barriga também não possui manchas e sua cor é clara.

Casal de Hippocampus abdominalis no Monterey Bay Aquarium, Califórnia. Fonte: Elizabeth Haslam/Wikimedia Commons (CC BY 2.0).



No mesmo estudo, os pesquisadores identificaram dois genes importantes. Um deles foi relacionado ao auxílio na remoção dos resíduos produzidos pelo embrião, permitindo a proteção do embrião contra infecções, por meio da produção de moléculas antibacterianas e antifúngicas. Enquanto o outro gene foi relacionado à preparação do pai e embriões para o trabalho de parto. Além disso, os pesquisadores descobriram que 5 a 10% dos genes envolvidos na gravidez dos machos de cavalos-marinhos são os mesmos envolvidos na gravidez de fêmeas de mamíferos, lagartos e outros peixes.

A figura mostra cinco fotos diferentes onde se pode ver alguns estágios da reprodução de cavalo-marinho no decorrer da gravidez. Imagem 1- Cavalo-marinho de frente, se pode ver sua cabeça com focinho alongado e cinco estruturas alongadas para cima sobre sua cabeça (seria conhecido por coroa), seu corpo é uma coloração clara e tem 3 manchas circulares mais escura (preto), em seu dorso quase translucido tem a nadadeira dorsal (ela é como uma pequena estrutura ondulada).O fundo da imagem é clara (branco) com escuro (verde); a imagem 2 e 3 são estágios mais avançados do desenvolvimento embrionário; a imagem 4 é possível ver a formação do olho do embrião, e a imagem 5: fundo escuro (preto), na frente um filhote cavalo marinho, seu corpo tem uma coloração marrom claro, cabeça com um focinho bem longo como se estivesse olhando para cima e uma bolinha clara (que seria o olho), seu corpo tem uns pontinhos brancos, a nadadeira dorsal (atrás de seu corpo) quase não se vê, pois é bem transparente e sua cauda é bem comprida e vai afinando a medida que aproxima da ponta.

Estágios da gravidez de Hippocampus abdominalis. A figura mostra os estágios da reprodução no decorrer da gravidez, onde: 0 d (não grávido); 1-3 d (início da gravidez); 7-10 d (meio da gravidez); 14-17 d (final da gravidez) e 24 d (parto). Fonte: Whittington et al. (2015).



Os cavalos-marinhos são animais fascinantes e, apesar das grandes descobertas envolvidas nas suas estratégias reprodutivas, ainda há muito que pesquisar. Com certeza a evolução da gravidez em machos tem muito a oferecer ao conhecimento do mundo animal.




Escute este artigo também pelo nosso Podcast. Clique aqui!



Bibliografia


ABELE, M. White's seahorse giving birth in the wild- NSW Aus. 2015. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=sgoinj5XGR0&feature=youtu.be>. Acesso em: 20 mai. 2020.


DUARTE, R. A. et al. Cavalos-marinhos: mamíferos ou peixes? 2018. Disponível em: < https://www.bioicos.com.br/post/cavalos-marinhos-mamiferos-ou-peixes> Acesso em: 04 mai. 2020.


FAWCETT, K. How (and Why) Male Seahorses Get Pregnant. 2017. Disponível em: < https://www.mentalfloss.com/article/91724/how-and-why-male-seahorses-get-pregnant>. Acesso em: 02 abr. 2020.


HARRIS, R. Why do male seahorses give birth? Disponível em: <https://animals.mom.me/male-seahorses-give-birth-4198.html>. Acesso em: 05 abr. 2020.


LIN, Q. et al. The seahorse genome and the evolution of its specialized morphology. Nature, v. 540, dez.2016. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/nature20595#Sec8>. Acesso em: 30 mar. 2020.


OWENS, D. Seahorse mating dance. 2010. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SYf9MJFsgYg>. Acesso em: 22 mai. 2020.


VELIKOVA, I. Seahorses give a whole new meaning to “dad bod”. 2018. Disponível em: < https://magazine.scienceconnected.org/2018/11/seahorses-dad-bod/>. Acesso em: 22 abr. 2020.


WHITTINGTON, C. et al. Seahorse brood pouch transcriptome reveals common genes associated with vertebrate pregnancy. Mol. Biol. Evol., v. 32, n. 12, p. 3114-3131, set. 2015. Disponível em: < https://academic.oup.com/mbe/article/32/12/3114/2579313#87267129>. Acesso em: 30 mar. 2020.


WHITTINGTON, C. The secret sex life and pregnancy of a seahorse dad. 2015. Disponível em: <https://theconversation.com/the-secret-sex-life-and-pregnancy-of-a-seahorse-dad-46599>. Acesso em: 20 abr. 2020.

16.113 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faça parte!

Contribua com o Projeto Bióicos para a continuidade de nossas produções voluntárias, como: Revista, Poscast, Youtube e Instagram

Participe da vaquinha virtual via PIX

Chave Pix CNPJ: 29.093.477/0001-40
Responsável: prof. Dr. Douglas F. Peiró

Assine a lista e receba as novidades!

Obrigado pelo envio! Verifique seu e-mail e marque-nos como contato seguro!

bottom of page